sábado, 7 de janeiro de 2017

Alimentação Saudável para Crianças


Os cuidados com a alimentação saudável devem começar logo nos primeiros anos de vida . Estimular as crianças desde cedo a ter bons hábitos alimentares irá influenciar de forma bastante positiva o seu crescimento e na formação de um jovem adulto com mais saúde e melhor qualidade de vida . 

- Agora como é óbvio , quando falo em alimentação saudável para as crianças , não estou a falar na "moda extremista" que tanto se vê hoje em dia , de mães que são quase "paranóicas" com a alimentação dos filhos . 
Não dão nada com açúcar , não dão nada com sal , não dão carnes vermelhas , nem sequer os iogurtes normais , que todos comemos em criança e sobrevivemos ! É tudo biológico ou orgânico , tudo verde , tudo insípido , tudo sem sabor . 

- Chego a sentir "pena" dessas crianças que nunca comeram uma bolacha Maria ou uma fatia de pão normal com manteiga ! 
Não deixam por vezes crianças de 3-4 anos ir ás festinhas de anos de amiguinhos , porque lá vai ter bolos feitos com ovos verdadeiros , açúcar e farinha , sandes de pão normal com queijo ou fiambre ou batatas fritas ! As crianças podem e devem comer de tudo um pouco , ter uma alimentação rica e variada , tudo com conta , peso e medida , é óbvio que não vamos enchê-los de açúcar todos os dias . 

- Aliás , tantos cuidados e proibições no que diz respeito à alimentação e limpeza , só faz com que as crianças tenham cada vez menos imunidade ás bactérias nocivas , fazendo com que fiquem doentes com maior frequência . Enquanto alguns pecam por excessos , outros levam demasiado a sério , com extremismo o conceito de saudável .


- Sabemos que hoje em dia muitos dos problemas de saúde como a hipertensão , colesterol alto , diabetes e excesso de peso , comuns a pessoas mais velhas estão a manifestar-se na população mais jovem , e cada vez mais cedo , especialmente nas crianças . 

- Tudo isto é fruto de uma alimentação inadequada e do sedentarismo . Combater estes problemas é um dever que envolve toda a família . 

- Fazer uma alimentação diversificada e equilibrada . Aumentar o consumo de frutas , legumes e verduras . Estes alimentos são fontes de vitaminas e minerais que vão ajudar na prevenção de várias doenças melhorando a resistência do organismo . 

- Consumir feijão pelo menos 1 vez por dia e no mínimo 4 vezes por semana : o feijão , os vegetais de folhas escuras , os ovos e carnes vermelhas (fígado de vitela e carne de vitela picada) , são fontes de ferro essenciais . 

- Este mineral é melhor absorvido pelo organismo quando esses alimentos são consumidos com outros alimentos ricos em vitamina C , como a laranja ou o abacaxi . 

- Reduzir o consumo de alimentos gordurosos , como a carne com gordura aparente (carne de porco e derivados) , salsichas , mortadela , enchidos , alimentos fritos e salgados (empadas , croquetes e rissóis) . Deste conjunto aqui descrito , eu pessoalmente , não dou nada disto à Leonor (3 anos) , e em vez de dar fiambre normal , dlou de frango ou peru não-fumados . 

- Evitar temperos prontos , dar preferência ao azeite , ás ervas aromáticas . Nada de enlatados nem comida processada .

- Evitar também os doces , açúcares , bolachas e biscoitos . Eu faço bolos e algumas sobremesas de vez em quando , sempre com produtos frescos e a Leonor come bolachas (torradas ou Maria ) , tudo sem exageros e não é todos os dias . Uma coisa que evitamos completamente aqui em casa , são os refrigerantes com gás e os sumos de pacote . Água , as crianças devem beber muita água sempre ! 

- Devemos também ensinar ás crianças a comer devagar e a mastigar muito bem os alimentos . Nunca saltar refeições , fazer sempre as três refeições principais mais dois lanches , um a meio da manhá e outro a meio da tarde . 

     
- Incentivar as crianças a mexerem-se mais , não as deixar levar uma vida sedentária , ficando muito tempo sentados a ver televisão ou a jogar playstation , devem brincar mais ao ar livre (é saudável , mantém as crianças em forma , com o peso ideal  e abre o apetite) . Eu com aqui em casa não tenho problema com o sedentarismo , a minha criança não pára o dia todo !

- Uma alimentação saudável também é importante para proteger os dentes das cáries . Além de lavar os dentes ás crianças , dar alimentos não cariogênicos como o leite e o queijo (muito apreciados aqui em casa) porque reduzem a acidez da boca e fortalece os dentes devido à presença do cálcio . 

- Alimentos duros como a maçã , coco e cenoura ajudam na limpeza dos dentes durante a mastigação . 
- Já as castanhas , nozes , avelãs , amendoins (estes alimentos eu ainda não dou à Leonor , porque ela ainda é pequena para comê-los existindo o perigo de engolir ou engasgar) , frutas e legumes variados e verduras são considerados alimentos protectores . 

- Cuidar da alimentação das crianças , ajudá-las a fazer as escolhas alimentares certas desde tenra idade . Certamente teremos crianças mais saudáveis e adultos com menos problemas de saúde . 

- Aqui em casa faço uma alimentação variada e diversificada , não existem proibições extremas , deixo-a comer à vontade dela e nunca a obrigo a comer , tenho tido sempre uma atitude tranquila no que toca à alimentação da minha filha - resultado : tenho uma criança saudável , cheia de energia que nunca precisa de ir ao médico (apenas as consultas de rotina) nunca fica doente com febres , viroses ou alergias . 





Beijinhos 💋

0 comentários:

Postar um comentário

 

Sou Uma Menina Template by Ipietoon Cute Blog Design