terça-feira, 13 de dezembro de 2016

6 Actividades para Brincar e Aprender


Brincar é uma óptima ferramenta de aprendizagem . Aqui por casa , sou a companheira de brincadeiras da Leonor e vou tirando proveito disso , tentando sempre arranjar brincadeiras que a divirtam mas que ao mesmo tempo ela aprenda algo . Brincar , nada mais que brincar , é a maneira como os seres humanos adquirem conhecimento durante os primeiros anos de vida . 

-Não querendo isto dizer que temos de gastar fortunas em brinquedos complicados , ou ficarmos restringidos apenas aos chamados "brinquedos educativos" . 




Blocos - Blocos de montar (de madeira) , talvez sejam dos brinquedos mais antigos que existem . Com eles , a criança faz experiências , quando formula uma hipótese ( " será que esta torre aguenta mais um bloco ? " ) , testa-a ( " Desmorona !" ) e volta a formular ( " Bloco grande em cima de um bloco pequeno , cai ! ") .
É a base das experiências cientificas . A linguagem e conceitos de direcção também são favorecidos " por baixo , por cima , dentro e fora , etc " 
Dica - Misturar blocos de cor , peso , tamanho e forma diferente .






Areia e Água - Até os mais pequenos são capazes de passar horas a brincar com areia e água , e ao mesmo aprendem sobre , a textura , o volume , líquidos e sólidos . Sendo que , também aperfeiçoam e testam a persistência , já que a água desaparece dentro da areia e o monte desmorona . 
Dica - Apesar da sujidade que pode decorrer deste tipo de brincadeira , procurem deixar de vez em quando as brincadeiras com água , a aprendizagem e a brincadeira melhoram bastante . 





O Rei Manda (Neste Caso a Princesa Manda !) - Uma das brincadeiras favoritas cá de casa . Só que nesta brincadeira , deixamos a criança dar as ordens . Fazer o que ela mandar , sem interferir nas ordens da criança , mesmo que a ordem seja fazer caretas , e que seja repetida 50 vezes . E tentem também fazer esta brincadeira ao ar livre , num jardim , por exemplo . Várias pesquisas mostram que as crianças aprendem mais palavras quando dão ordens do que quando as recebem . E se a brincadeira for feita ao ar livre ainda aprende sobre a natureza enquanto comanda a brincadeira .
Dica - Nós enquanto obedecemos ás ordens , podemos ir fazendo perguntas sobre o que os rodeia , : " Esta terra é dura , por que será ? " 





Fantasia - Ao vestirem-se com disfarces de personagens , as crianças desenvolvem a imaginação , a criatividade e até o auto-controle , já que vão ter que agir como o personagem em que se transformam agiria . 
Dicas - Podemos emprestar roupas e acessórios nossos (lenços , colares , etc) e deixar a criança inventar a sua própria fantasia , sempre tomando muito cuidado e atenção com a segurança ! 





Cozinhar de Faz-de-Conta - Podemos dar ás crianças um recipiente vazio e uma colher de pau e deixá-las "cozinhar" . A actividade de faz-de-conta é abstracta , assim como mais tarde será a leitura .
Dica - Se a criança quiser comida de "verdade" , não dê itens pequenos , como arroz , feijão , massas demasiado pequenas , etc . Optem por pedaços de folhas (alface , couve , etc) ou massas grandes .





Escondidas - Brincar ás escondidas é uma maneira divertida de trabalhar a noção do espaço e de orientação . A criança tem que visualizar o espaço , criar uma hipótese sobre possíveis esconderijos e criar um mapa mental para explorar o local .
Dica - Se a criança ainda não entende a ideia de se esconder , escondam um objecto , mesmo à vista da criança para que ela veja onde o escondem . 


Beijinhos 💋     

2 comentários:

  1. Gostei da brincadeira do Rei Manda! O resto pomos em prática cá em casa!

    Hortelã Pimenta | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  2. A brincadeira dos blocos todos os dias é praticado cá em casa hehe, eles adoram.

    Beijinhos
    http://prettylittlethingblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir

 

Sou Uma Menina Template by Ipietoon Cute Blog Design