segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

10 coisas que precisamos saber acerca do sono dos nossos filhos


Os bebés pequenos não têm um sono contínuo e tranquilo ; são madrugadas em claro e sonos profundos durante o dia .

Sonecas descontroladas :

 O relógio biológico dos bebés ainda não está formado , por isso os bebés dormem em qualquer momento , não importa a hora do dia ou da noite . Entre a sexta e a décima semana , o bebé não tem ritmo ou motivo para dormir , quando nós achamos que tem que dormir . Portanto nada de tentar fazer com que um recém-nascido durma a noite toda , além de não ser um processo natural , os recém-nascidos necessitam ser alimentados durante a noite , por isso é  que acordam durante o período nocturno ,  a Mãe Natureza sabe bem o que faz ! 

- Contudo , os recém-nascidos podem beneficiar de uma rotina diária desde cedo na hora de dormir . Quando se dá de mamar , vestir o pijama e colocar uma musica suave , o bebé recebe o sinal de que aquela é a hora de dormir , logo desde os primeiros dias , facilitando assim as rotinas mais tarde .

 Colocar para dormir ainda acordado :

Nada de adormecer o bebé ao colo . É importante deitar o bebé ainda acordado , para que ele consiga voltar a dormir sozinho durante a noite . Se ficamos ao lado do bebé todas as noites até que o sono venha , o bebé só vai conseguir dormir assim , e isto pode trazer problemas à rotina familiar . 

As rotinas são essenciais :

Entre a sexta e a oitava semana o bebé beneficia de um horário certo para dormir , ligado à alimentação e o horário "oficial" de ir para a cama , mesmo que o bebé ainda não durma a noite inteira .
No terceiro e quarto mês , o bebé deve dormir cerca de 6 horas , e poderá passar a mamada do meio da noite . Por isso , devemos adiantar a hora do sono entre as 19h30 e 20h30 .  Pela manhã , expor o bebé à luz do dia também vai ajudar a regular o relógio biológico dos pequenos . Intercalar as mamadas de uma maneira que o bebé esteja disposto , acordado e bem alimentado para uma caminhada pela manhã .

Mães de rastos :

- Os especialistas concordam , que até aos três meses , os bebés precisam de ser alimentados por demanda (deles) e ter todas as suas necessidades atendidas . Mas , depois deste tempo , poderão adoptar novas tácticas para que toda a família tenha um horário de sono adequado . 
Muitas vezes , o choro do bebé durante a madrugada é mais assustador para a mãe do que para o bebé , que apenas quer a atenção da mãe . 

Sonecas estilosas :

Cada criança tem uma maneira diferente de tirar as suas sonecas , e isto pode mudar ao longo do tempo . Se antes o bebé fazia duas sonecas entre o terceiro e quarto mês , mas agora faz sonos de 45 minutos três ou quatro vezes , não se preocupem e sigam o ritmo do vosso bebé . 

 Flexibilidade :

     Quando temos mais de que um filho , outros compromissos aparecerão e teremos que aprender a ser flexíveis com os horários e os pedidos dos outros filhos . Por isso , tentar não ser muito rigorosas com a agenda programada . Aproveitar que acordamos mais cedo para dar de mamar ao bebé , e tomar o pequeno almoço com o mais velho , por exemplo . Depois da 12ª semana já conseguirão ver uma rotina a formar-se .

Aprender os sinais :

Se o bebé está a fechar os olhos ou reclamando , está cansado precisa de dormir , seja durante a noite , ou uma sesta durante o dia . Caso contrário ficamos com um bebé cheio de sono , agitado e rabugento . 
Prestar atenção naqueles 5 minutos de sono enquanto amamentam , ou durante um passeio de carro . Eles tiram a sensação de sono do bebé , mas não o sono na realidade , e podem fazer com que o bebé não durma bem depois durante a noite .

Cólicas não ajudam a dormir :

Os primeiros três meses são cruéis ! Não existe um horário especifico de sono , e ficamos dependentes das vontades do bebé . Além disso , muitos bebés têm cólicas , acompanhadas de uma crise de choro que por vezes parece não ter fim . 
Como é que sabemos que são cólicas ? Ouçam o choro , costuma ser mais alto e estridente do que o normal , e tentar perceber os sinais de dor física . O choro ainda pode seguir a Regra dos Três : dura três horas por dia ; três dias por semana ; por três semanas .

Se este é o vosso caso , boas notícias ; a cólica costuma desaparecer ao terceiro mês de vida dos bebés . Mas , enquanto isso não acontece , temos que utilizar truques para fazer o bebé dormir . Chocalhar e cantar são métodos populares e eficazes , enquanto que outros bebés se acalmam com o barulho de um ventilador , por exemplo . No meu caso , a Leonor  acalmava com a televisão ligada num canal sem emissão , quando aparece aquelas pintas (eu chamo de moscas 😄) , o ruído que a televisão faz , parece um "Schhhhhh" contínuo , acalmava a minha bebé num instante . 

       Os dorminhocos também têm problemas :

Mesmo com 9 ou 10 meses , os melhores dorminhocos podem ter problemas , graças à ansiedade de se separarem da mãe ou fases do desenvolvimento . Não importa o que aconteça , nunca mudar as regras da hora de dormir .

Os horários de cada bebé :

Cada bebé é diferente do outro . Conhecer bem o nosso bebé e tentar "casar" os horários . Se o nosso bebé gosta de acordar cedo , por exemplo , temos que deixar de ficar acordadas até mais tarde para fazer tarefas que por vezes ficam para trás , passar a ferro ou ver os emails até , e aproveitar para dormir também ! 

 
São fases , que com um pouco de paciência e algum trabalho acabam por passar ! 
Beijinhos 💋     

2 comentários:

  1. Nossa!!! Vc escreve super bem. Estou encantada. Adoro quando vc se inclui no texto... estou ansiosa por ouvir mais de suas experiencias com a Leonor. :)

    ResponderExcluir
  2. Não tenho filhos mas adorei este teu post.
    Beijinho*

    ResponderExcluir

 

Sou Uma Menina Template by Ipietoon Cute Blog Design