segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Chupetas


A chupeta tornou-se num instrumento bastante útil no que toca a acalmar os bebés ou as crianças . Tem a prioridade de lhes dar conforto , segurança e tranquilidade em situações que lhes são incómodas ou quando chega a hora de dormir . O problema é que as chupetas não têm só vantagens .

- A utilização da chupeta é , desde há muitos anos , um tema controverso . É usada como remédio santo em crianças choronas ou em situações emocionalmente instáveis . O que leva muitos pais a acabar por aderirem mesmo que tenham pensado em não utilizar .



- Mas o seu uso acarreta alguns problemas tais como a alteração da arcada dentária , dificuldades na fala , maior probabilidade de infecções (ouvidos , gástricas) interferência na amamentação .

- O uso da chupeta , logo nos primeiros dias de vida do bebé , leva a que estes deixem de mamar mais cedo do que aqueles que não as usam . Por isso , deve-se esperar que o bebé adquira o hábito de mamar no peito da mãe , e depois dar-lhe a chupeta .

- Existem ainda estudos que indicam que o uso da chupeta poderá reduzir o risco de síndrome de morte súbita , apesar de não se ter ainda estabelecido ainda uma relação directa causa-efeito . Pensa-se que este risco é diminuído , principalmente , por dois factores : a pega da chupeta impede que as vias respiratórias fiquem obstruídas pelos lençóis , mantas , almofadas e outros objectos que se encontram na cama ; e o facto de o bebé chuchar leva a que controle melhor a passagem do ar pelas vias respiratórias .


- Muitos pais também se questionam sobre o uso do polegar da criança em vez da chupeta . Sabemos que as crianças estão habituadas a chuchar no dedo desde a sua permanência no útero materno . Alguns especialistas afirmam que é a maneira do bebé aliviar o stress . Mas o uso do polegar no lugar da chupeta acaba por ser pior , pois torna-se um hábito mais difícil de abandonar (está sempre disponível) , de modo a ter consequências negativas mais definitivas na implantação dentária ou no palato da criança . O uso do polegar também interfere negativamente no desenvolvimento muscular da mastigação , da respiração e da fala . 

- Ao optarem pelo uso da chupeta , há que ter em consideração os seus prós e contras , de modo a promover o seu uso o mais correctamente possível , mas principalmente , aprender a usá-la com moderação . Será assim mais fácil retirá-la mais tarde , sem traumas para a criança ou dores de cabeça para os pais . 

Beijinho 💋💋 

1 comentários:

  1. Achei o post muito interessante. Ainda não tenho filhos, mas adoro ler estes posts.
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderExcluir

 

Sou Uma Menina Template by Ipietoon Cute Blog Design