sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Birras , Chiliques e Acessos de Raiva


Os acessos de raiva e os chiliques são como a chuva de Verão - repentina e ,  por vezes violenta . 
- Num minuto estamos a jantar tranquilamente , e no seguinte ela está a chorar , a espernear e a gritar porque a palhinha do sumo não é da cor que ela queria .

- Crianças entre 1 e 3 anos são especialmente propensas a estes "ataques" . 
E não pensem que estão a criar um super tirano . Provavelmente a criança esta a ter um "surto" por causa de uma frustração que ainda não consegue expressar bem com palavras , porque ainda é muito novinha . 

Façam de tudo para não perderem a calma também :

- Respirem fundo . Claro que os ataques de birra dos pequenos não são uma coisa bonita de se ver . 
- Além de pontapear , gritar ou socar o chão , atiram coisas ao chão , batem ou prendem a respiração até ficarem roxos . Nestas alturas , com certeza não escutarão nenhuma "voz da razão" .
Uma táctica que pode funcionar é ficar perto da criança durante a birra . Sair da sala ou do quarto e deixá-la sozinha - por mais tentador que pareça - pode fazer com a criança se sinta abandonada .

A tempestade de emoções que tomou conta da criança pode ser assustadora para ela , e ela gostará de saber que há alguém por perto . 

Alguns especialistas recomendam pegar na criança ao colo , se possível , e dizer-lhe que o abraço é bom . Enquanto que outros dizem que é melhor ignorar o chilique até a criança se acalmar , em vez de "recompensar" o comportamento negativo . Acabarão por descobrir o que é melhor para os vossos filhos no meio de tentativas e erros . 

Não ceder aos chiliques :

- Tentar não se preocupar com o que os outros pensam , todos os pais e mães já passaram por isto . Se vamos ceder , só vamos ensinar ás crianças que espernear e gritar é u ma boa maneira para conseguirem o que querem . 
Além disso , a criança já está assustada por estar fora do controle , e a última coisa que precisa é sentir que também nós estamos descontrolados . 

- Se a birra aumentar a ponto da criança bater nas pessoas ou nos animais de estimação , jogar coisas ou gritar sem parar , lev´-la para um lugar seguro , como o quarto . Explicar porque ela está lá (Viemos para aqui para te acalmares , bateste na Tia Maria , por exemplo ) e deixar a criança que ficamos com ela até ela parar . 

- Num lugar público , prepare-se para ir embora com a criança até ela se acalmar . Se ela começar a espernear porque o esparguete tem pedaços de tomate , por exemplo , leve a criança para fora do restaurante até ela se acalmar .

 Converse com a criança quando o chilique passar :

- Quando a tempestade passar , conversar com a criança sobre o que aconteceu . Digam que entenderam a frustração e ajudem a colocar os sentimentos por palavras , dizendo algo como : " Estavas muito zangada porque a comida não era como querias " . Deixar a criança perceber que , se usar palavras para se expressar , vai conseguir resultados melhores . Digam , por exemplo , com um sorriso : " Desculpa por eu não ter entendido . Agora que já não estás a gritar , consigo saber o que queres ." 

- Deixar claro para a criança que a amamos . Assim a criança estiver calma e nós tivermos a oportunidade de conversar com ela sobre o chilique , dê-lhe um abraço e diga que a ama . 
É importante recompensar o bom comportamento , incluindo quando a criança consegue acalmara-se e dizer o que a deixou tão irritada . 

   Evitar situações que favoreçam os ataques de birra :

- Tentar evitar situações que possam levar a criança a ter um chilique , embora nem sempre isto seja possível de prever . Por exemplo , se a criança é do tipo que fica muito mal-humorada quando está com fome , levar sempre pequenos lanches convosco para onde quer que vão . Se tem problemas na transição de uma actividade para a outra , avisar com antecedência . Alertar que estão prestes a jantar ("Nós vamos jantar quando acabares de ler essa história com o pai ") , o que lhe dará tempo para se preparar . Nesta fase , as crianças também estão ás voltas com a independência , então dê-lhe a oportunidade de fazer as escolhas sempre que possível . Ninguém gosta de receber ordens a todo o instante . 

- Perguntar se a criança quer cenoura ou milho , em vez de simplesmente mandá-la comer milho desta maneira dá à criança uma sensação de controle da situação . 

- Ficar atentas na frequência com que dizemos "não" para a criança . Se isto se tornou uma rotina , estamos provavelmente criando um stress desnecessário entre os dois . Tentar relaxar um pouco , Pensar bem antes de entrar num impasse . 

- Será que realmente vai atrapalhar muito ficar mais 5 minutos no parque ? E será que realmente se importa se a criança está a usar meias de cores diferentes ! 

 Ficar atenta a sinais de stress :

- Embora ataques e chiliques diários sejam normais quando a criança tem entre 1 e 3 anos , temos que ficar de olho em possíveis problemas . 

- Pensem se houve algum problema sério na família , uma fase de muita correria na vida de todos , se há tensão entre a mãe e o pai . Tudo isto pode causar este tipo de comportamento . 

- Se a criança tiver mais de 2 anos e meio e continua a ter altos ataques de birra todos os dias , é melhor conversarem com o pediatra .

- Se a criança for mais nova , mas tiver três a quatro ataques por dia e não cooperar em nenhuma das actividades diárias , como se vestir ou guardar os brinquedos , também pode ser o caso de se procurar outro tipo de ajuda . 
O pediatra pode verificar se há algum problema físico ou psicológico e sugerir maneiras de lidar com a situação . 
Conversar também com a criança se ela ficar perdendo a respiração de propósito até ficar roxa (há algumas crianças que chegam a desmaiar ) , o que pode ser muito assustador . Há algumas indicações cientificas de que este comportamento poderá estar ligado à deficiência de ferro . 


Beijinhos 💋        

0 comentários:

Postar um comentário

 

Sou Uma Menina Template by Ipietoon Cute Blog Design