domingo, 1 de janeiro de 2017

Maria Montessori - Os 15 Princípios para Educar Crianças Felizes


"Ajude-me a agir por mim mesmo"
Maria Montessori .


 - Como é habitual na educação , existem partidários fiéis e detractores da pedagogia da Maria Montessori . Muitos afirmam que a educação , como está estruturada hoje , não vêm como viável a metodologia da famosa educadora italiana do século XIX e início do século XX . 
- Para Maria Montessori , a escola não é só um espaço para um professor transmitir conhecimentos de forma directa . A educadora argumentou que a criança irá desenvolver as suas próprias habilidades , de uma forma mais livre , a partir de materiais de ensino especializados . 

- As salas de aulas teriam alunos de diferentes idades , onde as próprias crianças seriam livres de escolher o material com o qual querem trabalhar e expandir as suas habilidades de forma mais independente . Eles próprios definiriam os seus ritmos de aprendizagem de acordo com as suas particularidades , envolvidos sempre em contexto menos rígido , onde as lousas não seriam importantes e as crianças teriam a liberdade de movimento na sala de aula . 




- A perspectiva pedagógica de Maria Montessori teve um impacto global e renovou métodos educativos realizados até então , a ponto de "chocar" os sectores do ensino clássicos e mais conservadores . 

- Hoje , este método enfatiza , acima de tudo , a liberdade de aprendizagem e a responsabilidade do próprio aluno no processo de aquisição de novos conteúdos , não é apreciado na maioria das instituições . 

- Podemos encontrar este método em algumas escolas particulares , onde são trabalhadas muitas destas estratégias interessantes , mas não é o pilar da nossa educação actual . 

- E onde foi parar o papel das mães e dos pais na educação dos filhos ? Era importante ? Era e continua a ser vital . O apoio , a orientação e o cuidado dos pais são fundamentais para educar crianças felizes , adultos independentes e boas pessoas no futuro . 

Os Mandamentos de Maria Montessori Para os Pais 

"A primeira tarefa da educação é agitar a vida , mas deixá-la livre para se desenvolver"
Maria Montessori . 


 
Créditos de Imagens: Cláudia Campbell , Les Toiles d'az
 
 
  

1 - Lembrem-se sempre de que a criança aprende com o que está ao seu redor . Seja o seu melhor modelo . 

2 - Se criticarmos muitos os nossos filhos ; a primeira coisa que a criança irá aprender é a julgar . 

3 - Por outro lado , se elogiarmos regularmente ; a criança vai aprender a valorizar . 

4 - Se mostrarmos hostilidade a uma criança ; ela vai aprender a ser agressiva e a brigar . 

5 - Se for ridicularizada com frequência ; a criança se tornará uma pessoa tímida . 

6 - Ajudar os nossos filhos a crescerem a sentirem-se seguros em todos os momentos ; a criança irá aprender a confiar . 

7 - Se menosprezamos os nossos filhos frequentemente ; um sentimento muito negativo de culpa irá se desenvolver na criança . 

8 - Façam a criança ver que as ideias e as opiniões dela são sempre aceites ; assim a criança se sentirá bem com ela própria . 

9 - Se a criança vive num ambiente onde se sente cuidada , integrada , amada e necessária ; aprenderá a encontrar o amor no mundo . 

10 - Nunca falar mal dos nossos filhos ; nem quando estão perto e nem quando estão longe . 

11 - Concentrar-nos no facto de que os nossos filhos estão a crescer e a se desenvolver da melhor forma possível ; valorizar sempre o lado bom da criança , para que nunca haja espaço para o mal . 
12 - Ouvir sempre os nossos filhos e responder quando se aproximam de nós com uma pergunta ou comentário . 

13 - Respeitar os nossos filhos , mesmo que tenham cometido um erro ; apoiá-los e corrigi-los , na altura ou talvez mais tarde . 

14 - Devemos estar dispostos a ajudar os nossos filhos se eles estiverem à procura de algo ; mas também devemos estar dispostos a deixá-los encontrar as coisas sozinhos . 

15 - Quando falarmos com os nossos filhos ; fazê-lo sempre da melhor maneira , oferecer-lhes o melhor que existe em nós . 


"Quando a criança se sente confiante , ela deixa de buscar a aprovação dos adultos a cada passo"
Maria Montessori .   


Beijinho 💋  

2 comentários:

  1. Mais uma vez... um texto MARAVILHOSO e completo! Amei!

    ResponderExcluir
  2. ADOREI O POST!
    Sou mestre em Ciências da Educação e confesso que sou uma fã da Maria Montessori! Adoro o método dela, o que ela perpetua.
    Um mega beijinho e obrigada pelo post.

    ResponderExcluir

 

Sou Uma Menina Template by Ipietoon Cute Blog Design