terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Bullying - 5 Tipos de Assédio Escolar


O assédio escolar , mais conhecido como bullying , infelizmente tornou-se um enorme problema nas escolas e colégios . Lugares onde os mais jovens regozijam-se com o facto de maltratar aquele colega mais inseguro , ou aquele que tem espinhas no rosto , ou o que não é o corajoso da turma . Um tipo de abuso que nem sempre é físico . 

- Existem várias razões para que o assédio escolar ocorra . Na maioria dos casos estão ligados à terrível insegurança , à baixa auto-estima ou experiências traumáticas que o assediador viveu durante a infância e que talvez continue vivendo . 

~- Isto também faz com que existam várias formas de bullying : 

1 - Bullying Físico : 

- Este é o tipo mais visível de assédio escolar , porque o agressor utiliza a força física para aterrorizar a sua vitima . Com pontapés , pancadas e outros tipos de agressões físicas , o agressor tenta humilhar e subjugar a pessoa a quem se destinam os seus golpes . 

- É importante salientar que este tipo de bullying geralmente ocorre na companhia de outras pessoas , de outros amigos que elogiam e incitam a bater ainda mais na pessoa que está diante deles . Assim o agressor sente-se poderoso , o líder , o mais forte , é quase como um síndrome de matilha . 

      
- Ainda que talvez as porradas mais graves não sejam dadas publicamente , é também possível existir manifestações deste tipo de assédio mais "suaves" , dissimuladas como "brincadeiras" . Passar rasteiras , um empurrão , um pontapé na mesa em que alguém está sentado , o roubo da sua mochila , podem ser pequenas chmadas de atenção que indiquem que pode haver um caso de bullying na escola . 

2 - Bullying Verbal : 

- Este tipo de bullying é mais recorrente já que se trata de um abuso verbal a que muitos chamam de "coisas de criança" . O pior é que já não são coisas de crianças , já que a pessoa a quem são dirigidas as provocações , os insultos , as palavras humilhantes , termina a sofrer e com a sua auto-estima prejudicada . 

- O bullying verbal pode variar desde insultos até ameaças , provocações sobre a condição sexual da pessoa , sobre as suas características físicas , alguma imperfeição que possa ter , algum tique que a caracteriza , ou até mesmo a cor da sua pele ou raça . 

- Na época da adolescência ouvir este tipo de comentários magoa muito mais , uma vez que uma fase em que a sensibilidade está à flor da pele . 
Por isso , é tão importante cortar este mal pela raiz . Muitas pessoas submetidas ao bullying verbal tiveram que reconstruir a sua auto-estima e acreditar em si mesmas com muito esforço . 

3 - Bullying Social : 

- Um dos tipos talvez menos conhecidos de assédio escolar e , de todos é talvez o mais amplamente utilizado . Imaginem que nós queremos jogar uma partida de futebol , mas ninguém nos escolhe ou dão a desculpa de que todas as posições já estão ocupadas pelos nossos colegas de turma .

    
- Considerem também a ideia de nos aproximarmos dos nossos colegas e eles comentando sobre as fotos de uma festa para a qual não fomos convidados . De uma forma explicita , nos deixaram de lado , nos expulsaram desse grupo do qual pensávamos fazer parte . 

- É uma forma subtil de bullying , na qual não contamos com essa pessoa que está connosco na sala de aula e fazendo trabalhos . 
Ela é excluída . A dor emocional que este tipo de assédio pode causar pode ser muito difícil de ser superada , pois um dos nossos maiores medos é a rejeição . 

5 - Cyberbullying : 

- Este tipo de bullying surge  graças ás redes sociais . Estas são muito importantes entre os mais jovens que se atrevem a partilhar as suas experiências , os seus sentimentos mais íntimos e tudo aquilo que gostam e que não gostam . 


- Um exemplo de cyberbullying pode ser o facto de fazer um upload de uma foto e , de repente uma série de pessoas começam a fazer comentários negativos nela , por exemplo : "Devias perder peso " , "Blhac" , "És feia(o) e gorda(o)" . Tudo isto expõe a pessoa que colocou a foto , que fica constrangida por causa dos comentários . 

- Existe também a possibilidade de haver alguma foto na qual a pessoa ficou mal ou está fazendo algo , que para ela é embaraçoso , e a ameaçam com a sua publicação para assim manipularem a pessoa . Tudo feito através de mensagens privadas que causam um terrível mal-estar na pessoa que está a ser assediada . 

5 - Bullying Sexual : 

- O mais provável é que nunca tenham ouvido falar deste tipo de assédio moral na escola , talvez porque ele é composto de comportamentos obscenos . Isso faz com que muitos adultos se recusem a aceitar que as crianças ou adolescentes façam isto . 

- Entre os comportamentos que se enquadram no bullying sexual encontram-se os comentários machistas , sexistas , aqueles que fazem referência a partes do corpo da outra pessoa .
Em muitas situações , chegam mesmo até a tocar na pessoa que está a ser assediada em lugares íntimos sem o seu consentimento , fazendo com que a pessoa se sinta humilhada . 

- Imaginem um menino que assedia sexualmente uma menina da sua turma . Pode ser que ele a force a beijá-lo constantemente , que toque nas suas partes íntimas ou que veja certos vídeos ou filmes de conteúdos impróprios . Isto pode traumatizá-la de tal forma que no futuro os seus relacionamentos emocionais e íntimos sejam repletos de problemas . 

- Talvez tenham pensado que o bullying se manifestava de uma única forma , mas a verdade é que existem vários e diferentes tipos, que tentam não chamar a atenção dos outros . Desta maneira ninguém na escola vai perceber que alguém está sendo maltratado . 

          
- Actualmente ainda existem muitos centros que têm que aprender a lidar com os casos de bullying e assédio moral , uma vez que ainda não é possível resolver a situação da melhor maneira . 
Uma noticia recente relatou a situação de Diego , um jovem de apenas 11 anos , que antes de se suicidar deixou o seguinte bilhete : "Eu não aguento mais ir à escola e não existe nenhuma outra maneira de parar de ir ..." 

- Como pais , devemos estar atentos aos nossos filhos , aos sinais que alertam para o facto de que estão a ser alvo de bullying na escola e ajudá-los , mas devemos também estar atentos aos sinais de que os agressores são os nossos filhos e meter um fim à situação ou por outra fazer com que a situação não chegue a esse ponto . Porque os nossos filhos nem sempre são as vítimas , por vezes são os agressores , esta é a realidade e temos que encará-la e como pais e educadores não podemos consentir nem dar espaço a este tipo de comportamentos . 
  

Beijinho 💋 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Sou Uma Menina Template by Ipietoon Cute Blog Design