segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Ensinar as Crianças a Pensar


Há algum tempo atrás saiu um artigo polémico em que dizia que quase 90% da população mundial não sabe pensar .

- Esta afirmação é do médico e filósofo Robert Swatz  . O filósofo pretende destacar alguns dados polémicos desse artigo : A maioria das pessoas percebe os acontecimentos de uma forma muito subjectiva e racional ; perdemos a flexibilidade e a capacidade de pensar de um modo mais critico e criativo .

- É possível que , devido a essa abordagem de pensamento mais "vertical que lateral" , tenhamos perdido a espontaneidade que nos permitiria , por exemplo , controlar melhor o stress diário e lidar com os problemas do dia-a-dia .

- Um pensamento que sabe falar de emoções , que as identifica , compreende e prioriza a curiosidade , o senso critico e abertura a tudo o que nos rodeia , é um pensamento livre e capaz de nos trazer felicidade .

- Sem dúvida , podemos utilizar os ensinamentos de Maria Montessori  , para estimular nas crianças um pensamento mais livre e mais criativo .
No entanto , a escola é tão importante na educação dos nossos filhos quanto as mães , os pais e os avós ...

Vejamos a seguir algumas dicas para "ensinar as crianças a pensar" :

      1 - A Criança é Única e Importante : 


- Um grave erro que se percebe na educação escolar actual , é que ela trata as crianças como iguais , como se tivessem a mesma mentalidade e as mesmas experiências . Temos então "mentes em série" e crianças que se comportam todas da mesma forma . 
- Devemos incentivar a criança para que se sinta única , especial e importante ; é uma pessoa , um ser individual , capaz de aprender muitas coisas . 

- As crianças possuem sem dúvida , um potencial muito grande para aprender e explorar e , como pais atentos devemos dar-lhes apoio e confiança desde muito pequenas . Se diante de cada palavra , ideia ou questão , se sentirem apoiadas e valorizadas , irão sentir-se seguras para seguir em frente . 

2 - Educar as Emoções : 

- Para que aprendam a pensar , é essencial que as crianças aprendam como funciona o mundo das emoções . Por exemplo , desenvolver a empatia é uma chave essencial para o seu desenvolvimento "como pessoa sociável" 

- Um pensamento que entende o que é a tristeza e sabe como administrá-la , que identifica a raiva e aprende a canalizá-la , é um pensamento sábio , porque consegue entender a si mesmo e os demais . 

- A educação das crianças começa por volta dos 3 a 4 anos , quando inicia a sua vida escolar . A educação que ensina a pensar começa assim que chega ao mundo . 

- Uma criança que recebe carinho , que se sente amada desde o nascimento , desenvolve no seu cérebro um tipo de aprendizagem emocional e social muito importante para o seu futuro . 

3 - A Importância de Saber Reflectir e Entender os Próprios Pensamentos : 

     - Aprender a ficar só consigo mesmo é outro pilar desse pensamento maduro e equilibrado ; sabem o que querem e tomam as suas decisões sozinhas . 

- Aprendem a reflectir e pensam nas consequências antes de falar ; são independentes , maduras e evitam apegos e a superprotecção . 
Uma criança segura consegue ficar sozinha sem ansiedade . 

  
- Oferecer livros , mesmo que não saibam ler . Deixá-los tocar manusear e focarem-se nos desenhos . Mais tarde , quando aprenderem a ler , terão mais facilidade para imaginar , reflectir e aprender sobre os mais variados assuntos . 

4 - Incentivar a Criatividade : 

- Não deixar que as crianças percam a sua " criança interior " conforme crescem . 
É interessante incentivar actividades que desafiem e estimulem a sua curiosidade , para que aprendam enquanto se divertem . 

- Uma criança criativa será um adulto livre amanhã . Desenvolva a sua capacidade imaginativa , a sua vontade de aprender e a sua curiosidade . 

5 - Desenvolver o Senso Critico da Criança :    

- Os nossos filho não são como nós desejamos , eles têm uma personalidade própria que deve ser respeitada em todos os momentos . 

- Permitir que ele tenha as suas ideias e as suas opiniões e que saiba argumentar . Não deixar que aceite somente uma visão dos factos . Se estiver a estudar sobre um determinado assunto na escola , incentive-o a ser crítico , a procurar outras opiniões e outras abordagens para o assunto .


- Ajude-o a desenvolver a sua "voz activa" para que tenha opiniões próprias sobre tudo , e para que a sua forma de pensar seja crítica e flexível , e não uma mente "padrão" que se deixa levar . 

" Só existe uma liberdade : a do pensamento " 
- Antoine de Saint-Exupéry 


Beijinho 💋   

0 comentários:

Postar um comentário

 

Sou Uma Menina Template by Ipietoon Cute Blog Design