sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Terão as Nossas Crianças Brinquedos a Mais ?


Brincar faz crescer , e sim , também dá saúde . A importância de brincar no desenvolvimento ultrapassa a vertente lúdica , que entretém e diverte a criança . 
Uma criança que tem tempo para brincar , aprende do modo mais natural possível e adquire conhecimentos complexos , desde as relações sociais à forma como o mundo à sua volta funciona . E quanto maior for o conhecimento que tem , mais segura se sente e mais equilibrada será . 

É verdade que os brinquedos , têm um papel importante nos momentos de brincadeira , porque ajudam a estimular a criatividade e direccionam aprendizagens , também é igualmente verdade que a quantidade excessiva de brinquedos contraria estes benefícios . Quanto mais opções , mais difícil é a escolha . Isto é verdade para os adultos e para as crianças também . Num quarto cheio de brinquedos a criança dispersa e na realidade tem mais dificuldade em , brincar . 

Uma criança que está constantemente a receber brinquedos novos apenas retira prazer do factor "novidade" (não chega sequer a explorar efectivamente o potencial de nenhum dos brinquedos) e torna-se pouco resistente à frustração . "Ter" torna-se um hábito e uma condição para se sentir satisfeita . No entanto esta satisfação não é duradoura , não lhe traz segurança , não a ajuda a crescer . 

    
Por isso , poupar nos brinquedos é uma excelente opção . 

1 - O brinquedo mais importante para a criança é o objecto de transição . Normalmente é uma fraldinha de pano , um boneco tipo peluche ou até mesmo uma mantinha . Este objecto representa directamente a ligação que tem com os pais e , através do cheiro , transmite à criança um sentimento de segurança que esta tem quando está em casa . No entanto , nem todas as crianças têm este objecto . Se tiverem , é muito importante que o adulto respeite esta relação especial e não tentar fazer a criança mudar de brinquedo ou partilhá-lo . Da mesma forma que uma mulher não empresta a sua mala cheia de objectos pessoais , uma criança não tem que partilhar o seu brinquedo especial com mais ninguém . 

2 - Os melhores brinquedos , não são os mais caros . São os que mais estimulam a imaginação e a criatividade . São os que deixam em aberto muitas formas de "utilização" . De preferência não só pelo estímulo visual (que é a primeira coisa que chama a atenção dos adultos) , mas principalmente pelo tacto . Diferentes texturas , diferentes formas e possibilidades de combinações são factores a ter em conta na altura de escolher o que fica e o que vai . 

3 - Acumular brinquedos não traz felicidade (e muito menos a quem tem que arrumar o quarto) . Mas doar brinquedos pode causar stress . Não é por ter brincado pouco com eles que lhes vai custar menos dá-los . Vai depender da maturidade da criança , estar envolvida ou não na selecção de brinquedos a doar . No entanto , mesmo que , da primeira vez , apenas consiga escolher um ou dois brinquedos , é muito importante que possa fazer parte desta gestão até para valorizar os brinquedos que ficam (e relembrar-se dos esquecidos) os restantes terão que ser os pais a seleccionar . 

4 - Na altura de dar presentes aos filhos e a familiares devemos ter em mente que o tamanho não é importante . Um livro pode ser muito mais educativo do que a maioria dos brinquedos e ocupa menos espaço ! 

Beijinhos 💋 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Sou Uma Menina Template by Ipietoon Cute Blog Design