quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Deixe-os comer Terra !


Sabiam que a imunidade dos nossos filhos seria reforçada se eles brincassem mais na terra e rebolassem na relva ? A nossa obsessão com as limpezas está a torná-los mais vulneráveis ás doenças . 

- A mania que temos de nos livrarmos dos germes a todo o custo está a ser prejudicial para a nossa saúde . Brett Finlay e Marie-Claire Arrieta , especialistas em microbiologia e autores do livro "Deixe-os comer terra", são claros : um estilo de vida asséptico faz com que as crianças tenham uma flora microbiana pobre em diversidade mais susceptível a distúrbios não infecciosos crónicos , como alergias , asma , doenças inflamatórias do intestino e obesidade . 

- Como podemos evitar que isto aconteça ? Passar mais tempo ao ar livre , menos obsessão pela limpeza , menos stress e uma alimentação saudável vai fazer com que 40 biliões de bactérias vivam no nosso corpo em equilíbrio . É verdade que há bactérias perigosas , mas estas são apenas uma minoria entre milhares de espécies que fazem bem à saúde . 

   
- Vejam 10 maneiras de aumentar a imunidade das crianças : 

Não esterilizar os biberões : 

- Falem com o vosso pediatra , mas a Academia de Pediatria Americana aconselha a lavá-los com água a ferver quando são utilizados pela 1ª vez ou quando a água de casa não é boa para beber . De resto , defendem que sejam lavados com água e sabão , com cuidado para não deixar resíduos de leite nas ranhuras dos biberões e tetina , já que isto pode ser uma fonte de proliferação de bactérias nocivas . 

Esqueçam os sabonetes anti-bacterianos : 

- Não precisam deles , isto porque está provado que não oferecem nenhuns benefícios em relação aos sabonetes normais , a não ser num ambiente hospitalar . 

Toquem no recém-nascido : 

    - Desde que as pessoas que pegam no bebé não estejam doentes com alguma infecção e lavem as mãos antes de lhe pegarem , não existe inconveniente nenhum , o contacto humano é benéfico . 

Dêem-lhes alimentos mais saudáveis : 

- Aos 4-6 meses costuma ser a altura em que o pediatra dá luz verde para os bebés começarem a comer alimentos sólidos : um alimento novo a cada 2-3 dias . Assim , não só vemos se há intolerância ou alergia ao alimento como damos tempo ao sistema digestivo do bebé de se habituar à nova comida . Sempre com a permissão do pediatra , experimentem várias proteínas (peixe,carne,ovos,tofu) , leguminosas (grão,feijão,lentilhas,ervilhas) , cereais (trigo,cevada,centeio,arroz,aveia,quinoa) , vegetais (além dos comuns , batata-doce e pastinaca) . Não dar alimentos açucarados , nem mesmo sumos . As crianças têm muito tempo para comê-los mais tarde ao longo da vida . 

Se a chucha caiu ao chão ...

- O importante é saber em que superfície caiu . Se for no chão de transportes públicos ou centros comerciais , o melhor mesmo é lavar com água e sabão (chuchas e brinquedos) . Se for em nossa casa , na casa dos avós , ou num espaço verde , se calhar basta passar por água ou , no caso da chucha , passar 5 segundos na boca da mãe ou do pai já está ! 

Lavar a fruta e legumes : 

- Na maioria dos casos devemos lavá-los sempre . " Estes alimentos são muitas vezes consumidos crus , o que significa que qualquer contaminação que tenha ocorrido pode entrar em contacto com quem os comer " . Devemos lavá-los também para eliminar os vestígios de pesticidas e mesmo que os alimentos sejam Bio é melhor passá-los por água . Só se tiverem uma horta e os alimentos não levarem qualquer tipo de tratamento químico e forem regados com a água da chuva ou da vossa torneira é que podem comer sem lavar . 

Lavar as mãos sim , mas não a toda a hora ! 

- Lavar as mãos continua a ser a melhor de não contrairmos doenças infecciosas , mas é escusado obrigar as crianças a fazê-lo constantemente . Dizem os autores do livro que a lavagem das mãos deve acontecer antes das refeições , depois de irem à casa de banho , depois de estarem em contacto com alguém doente , se tocarem em lixo , ou depois de estarem em locais frequentados por muita gente (centros comerciais e transportes públicos) . Se estiverem a brincar em espaços verdes " o perigo de ficarem infectados com micróbios que transmitam doenças humanas , desce drasticamente . Deixe-os tocar em tudo , relva , terra , árvores , insectos , flores (excepto dejectos de animais , como é óbvio) . E deixe-os ficar sujos até durar a brincadeira ou chegar a altura de comer ."
Os brinquedos não têm que estar a brilhar . Basta lavá-los com água e sabão quando estiverem visivelmente sujos ou então depois de uma criança que esteja doente ter brincado com eles .   

Dosear os antibióticos : 

- Estes são apenas eficazes se a infecção for de origem bacteriana , contra vírus e outros micróbios não têm qualquer impacto . O problema é que quando usamos antibióticos - que são uma criação extraordinária e melhoram a nossa qualidade de vida exponencialmente - matam as bactérias más e as boas , daí que um dos efeitos secundários mais frequentes após a sua toma seja a diarreia , porque desequilibram a flora intestinal . 

- Há também vários estudos que relacionam a toma de antibióticos durante a gravidez e o primeiro ano de vida do bebé a um risco maior de asma , alergias e obesidade . O seu uso excessivo e indiscriminado também está a fazer com que estes seres minúsculos desenvolvam mecanismos de resistência mais depressa do que nós conseguimos encontrar novas formulas mais eficazes contra as bactérias . As infecções nos ouvidos , por exemplo , são das mais comuns nos primeiros anos de vida e das mais difíceis de perceber se são de origem viral ou bacteriana . Muitas vezes os médicos pelo sim , pelo não receitam antibióticos . Falar com o pediatra para verem o que será melhor ; avançar logo para o antibiótico ou esperar mais um tempo , até ter a certeza de que a infecção é bacteriana . 

         
Beijinho 💋       

4 comentários:

  1. Sempre brinquei na Terra desde miúda e acho super estranho que as crianças agora sejam tão "apaparicadas". Eu adorava correr na lama, apanhar bichos, beber água da mangueira, jogar à bola nas terras e era bem mais feliz do que sentada sempre à frente de um computador ou outras tecnologias. Nunca tive problemas de saúde com isso :)

    http://ayellowrain.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Vivi um ano em São Tomé e Principe. Entre ir vir e ficar, o meu filho viveu Africa (porque África vive-se!) entre os 9 meses e os 4 anos!
    Comeu terra, matou formigas e quase que aposto que as comeu também, tomou banhos de chuva, andou de pé no chão, foi ao colo de toda a gente, tocou em tudo.... Resultado?! Imunizado até à ponta dos cabelos!

    ResponderExcluir
  3. Se você deixa a criança ser livre brincar na terra concerteza vai crescer saudável, e além do mais criança tem que aproveitar a infância.
    http://vasouzahaifeder.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Se você deixa a criança ser livre brincar na terra concerteza vai crescer saudável, e além do mais criança tem que aproveitar a infância.
    http://vasouzahaifeder.wordpress.com

    ResponderExcluir

 

Sou Uma Menina Template by Ipietoon Cute Blog Design