sábado, 10 de dezembro de 2016

Como lavar os cabelos sem birras


Por aqui os banhos sempre foram muito bons , tranquilos , desde o primeiro banho a minha filha sempre adorou o banho e a água , ao contrário do que é habitual chorava na hora de sair e nunca se importou com as lavagens do cabelo , até gostava . 
Mas tudo mudou de há uns tempos para cá , não deixa lavar o cabelo de maneira nenhuma , chora , grita , faz birra e não deixa . Tem o cabelo grande com caracóis que precisa ser lavado e tratado no banho , para que depois possa penteá-lo em condições .
Apesar de quase todas as crianças passarem por esta fase de detestarem que lhes lavem o cabelo durante o banho , existem algumas coisas que podemos fazer para mudar esta atitude dos mais pequenos .
Entre os principais motivos para não gostarem que lhes lavem os cabelos , estão :

- Em alguma altura , mesmo que não tenhamos dado por isso , entrou shampoo para os olhos ou boca e a criança não gostou nada . 

- Trata-se de uma criança que está com medo da água (por motivos racionais ou irracionais) , o que tende a ser difícil de descobrir . 

- A posição em que estamos segurando a criança não está correcta , magoando em alguma parte , mas a criança não consegue explicar .

- Ela não quer lavar a cabeça ,  simplesmente porque é algo que nós dissemos que é preciso ser feito - sim , é um não pelo prazer do não (muito comum a partir dos 2 anos) .

Porquê tanta reclamação para lavar o cabelo ?

- Muitas vezes é praticamente impossível identificar se o problema é um dos mencionados na lista acima ou outro motivo . Procurar fazer as  mudanças  propostas a seguir e observar se trazem melhorias à batalha do banho .

Sugestões para diminuir as queixas ao lavar o cabelo :

Diminuir a frequência das lavagens do cabelo : O cabelo das crianças pequenas não fica tão sujo nem tão oleoso como o das crianças maiores e adolescentes . Experimentem dar alguns banhos sem lavar os cabelos , assim , quem sabe , a criança se esqueça de reclamar e mude de atitude na lavagem seguinte . Criar muita confusão por causa do cabelo pode originar que a criança fique a detestar o banho em geral .

Mudar de Técnica : Procurar virar a cabeça da criança um pouco mais para trás , para impedir que a água caia nos olhos , usar menos shampoo (o shampoo e o sabonete liquido devem ser adequados a crianças , linhas infantis) , para não termos que usar muita água para enxaguar . Envolver a criança na lavagem do cabelo , dando , por exemplo , um copo de plástico para que ela possa ajudar a tirar a espuma , fazer movimentos suaves na cabeça .

Levar um companheiro para o banho : Digam à criança para lavar a cabeça de um boneco ou um animal de brincar na hora do banho . Muitas vezes pela maneira como a criança lava a cabeça ao boneco , nós podemos descobrir algumas pistas sobre o que a vem incomodando . Tentar também lavar o cabelo da criança ao mesmo tempo em ela lava a do companheiro do banho . 

Deixá-los divertirem-se com os cabelos malucos : Colocar um espelho inquebrável no banho . Ajude a criança a fazer cabelos malucos , quando o cabelo estiver ensaboado e depois mostre o resultado . Enquanto ela se diverte com as mudanças de visual , nós aproveitamos e vamos lavando e enxaguando .

Distracção à vista : Pendurar ou colar uma foto engraçada ou um mobile no tecto da casa de banho , certifiquem-se que o objecto fica bem acima da cabeça da criança , assim enquanto lavamos o cabelo , ela tem alguma coisa interessada para olhar e ao mesmo tempo mantém a cabeça para trás evitando assim que a espuma e a água entrem nos olhos . Aproveitem para cantar uma canção ou contar uma história .

    O que mais pode ajudar na hora do banho ?

- Copos de plástico de diferentes tamanhos são muito úteis para enxaguar a espuma do cabelo , sem deixar que entre nos olhos , enquanto a criança também tem alguma coisa para brincar .
- Outro acessório que pode ajudar ; é uma espécie de chapéu de plástico com abas largas para impedir que a água e o shampoo caiam no rosto da criança .



Beijinhos 💋     

2 comentários:

  1. Que divertido seu texto... e cheio de verdades. "Não pelo prazer do Não" hehehe... amei. ;)

    ResponderExcluir
  2. Que divertido seu texto... e cheio de verdades. "Não pelo prazer do Não" hehehe... amei. ;)

    ResponderExcluir

 

Sou Uma Menina Template by Ipietoon Cute Blog Design