sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

É normal a minha filha não comer quase nada ?


Estou preocupada porque a minha filha de 3 anos não come praticamente nada , isto é normal nesta idade ?

- Esta é uma pergunta que muitas mães fazem , porque os filhos não comem quase nada . Eu sofro este problema na pele desde que a Leonor completou 1 ano e meio (está agora com 3anos e meio) . Fiquei preocupada , como é óbvio , pois para mim não era normal deixar de comer (não tinha problemas com a alimentação até então) praticamente tudo quase de um dia para o outro . Fui à médica dela , quando me apercebi que não era uma situação passageira , depois de muito conversar , tirar dúvidas e fazer milhões de perguntas , fiquei mais esclarecida , mais descansada e comecei a colocar em prática todos os conselhos e indicações dados pela pediatra . 

- Sim , é normal . As crianças entre 1 e 3 anos são famosas por terem pouco apetite . É uma das características mais básicas desta idade , assim como as "loucas" variações de humor , os acessos de raiva e a necessidade de fazer uma actividade diferente a cada 2 minutos . 

- Calma : se os vossos filhos não estão perdendo peso , e estão a  desenvolver-se normalmente , não há motivos para preocupações . É provável que estejam compensando o pouco que comem , alimentando-se melhor na próxima refeição .
Contudo , é preciso ter cuidado , porque certas crianças por vezes "embirram" de só comer um ou dois tipos de comida durante semanas a fio . O problema é que , fazendo isto , podem ficar com deficiência de vitaminas e minerais .

- Para evitar que isto ocorra , oferecer à criança refeições que tenham vários ingredientes na sua preparação , que sejam ricos em nutrientes e em calorias .Se as vossas crianças só querem massa , sirvam com molho de bolonhesa , com carne moída e misturem também legumes variados , picados finamente na carne - com o molho de tomate , é provável que nem se apercebam . Também dá para misturar ovo na carne moída .

- Evitar lanchinhos que encham demasiado a barriga e que por consequência vão diminuir o apetite na hora das refeições . Procurem tirar da dieta coisas como , as bolachas , batatas fritas , sumos açucarados e doces embalados no geral . 

- Fiquem atentas porque muitas vezes as guloseimas são usadas como maneira de dar ou demonstrar carinho pela criança . Sempre que vão à casa dos avós ou tias ganham uma bolacha ou um doce . Até os sumos de fruta , que são saudáveis , podem interferir com o apetite na hora da refeição se for oferecido no horário errado , ou em excesso . 

- Outra ideia é tornar as refeições divertidas , inventando formas ou brincando com as cores dos alimentos . Convide a criança na preparação das refeições , tendo sempre muito cuidado e atenção com o fogão e alimentos quentes . 
   


- Segurem a vontade de empurrar "só mais esta colher para deixar a mãe contente - é a última !" Quanto mais forçamos , mais a criança vai resistir , porque está na idade em que quer proclamar a sua independência à primeira oportunidade que tiver . 
Os especialistas também advertem que a prática de forçar a criança a "raspar o prato" leva a hábitos alimentares pouco saudáveis na vida adulta .

- Minimizar as distracções na hora de comer . Se houver irmãos mais velhos a brincar no quarto ou se o som dos desenhos animados na TV for ouvido à distância , vai ser muito difícil a criança manter o interesse na comida . 

- Oferecer alimentos diferentes em todas as refeições . Quando cozinham uma novidade , simplesmente acrescentem no prato junto com os outros alimentos , sem dar grande importância ou ênfase ao facto (certifiquem-se apenas que a comida é apropriada à idade da criança) .

- Vão oferecendo alimentos saudáveis e saborosos ao longo do dia , e confiem que no final das contas a criança vai sim comer a quantidade que necessita . E não deixem de levar os vossos filhos pelo menos de seis em seis meses ao pediatra (mesmo que já tenham passado a idade das consultas de rotina) para que sejam medidos , pesados e avaliar a curva do desenvolvimento físico . 

    
Eu tenho seguido estas indicações , com calma e tranquilidade , sem entrar em ansiedade e stress com as refeições (antes só de pensar na hora de comer já ficava uma pilha de nervos e isso passava para a Leonor , e as refeições eram um verdadeiro drama) . Agora tudo se passa de maneira mais calma , ela ajuda a por a mesa , a fazer saladas , deixo-a participar bastante na preparação , acaba por comer bem , come de tudo e nem dá por nada , sem dramas , sem choro , sem gritos e sem o "não quero ! não gosto disso !" .
Há um dia ou outro que a coisa não corre tão bem , mas é normal para a idade , existem dias que a birra ganha ! 

Beijinhos 💋

0 comentários:

Postar um comentário

 

Sou Uma Menina Template by Ipietoon Cute Blog Design