segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Por que é que as crianças pequenas gritam tanto ?


Acreditem : os nossos filhos não levantam a voz para nos aborrecer . Na verdade eles estão cheios de energia e alegria de viver , e estão fazendo experiências com o poder da voz .
Mas porque é que isto acontece precisamente quando estamos num local público ou nas alturas mais impróprias ? 

- A explicação dada pelos especialista , é bastante simples na verdade , " Há um efeito de eco ultra-divertido quando gritamos em espaços muito grandes e amplos ." , " E as crianças sabem que irão conseguir mais atenção dos pais se gritarem em público ." 

- Algumas crianças pequenas gritam quando querem a atenção dos pais ; enquanto que outra gritam quando querem algo que lhes é recusado . 

O que fazer quando a criança grita 

- Gritar com a criança para que ela baixe a voz não ajuda nem vai adiantar de nada - só vai passar a mensagem de que quem gritar mais alto é que ganha . 
A melhor solução é tentar evitar sempre que possível situações que levem a criança a começar com a gritaria ; e distraí-la caso ela o faça . Existem algumas coisas que podemos fazer que podem ajudar nestas situações .

 Sair com as crianças , só quando elas estão nas melhores condições possíveis :

  - Temos que nos certificar , antes de levar as crianças seja para onde for que : as crianças estão descansadas , de barriga cheia e bexiga vazia antes de saírem de casa .
Pensem em como nós ficamos (sem energia e sem paciência) , quando temos ainda que ir ao supermercado , depois de um dia cansativo de trabalho , com fome e cansadas ! 

Escolher sempre lojas e restaurantes barulhentos para levar as crianças :

- Ao sairmos com os nossos filhos , devemos evitar locais sossegados , com ambientes calmos , formais ou que inspirem intimidade , vão para onde as famílias vão . Será muito menos constrangedor se os nossos filhos resolverem gritar num sitio que já é barulhento . 

Pedir aos nossos filhos que usem um tom de voz normal :

- Se os nossos filhos começam a gritar porque estão felizes , devemos procurar não criticá-los ou repreendê-los . Mas se isto estiver a incomodar de verdade , devemos pedir para a criança parar e usar uma voz normal para expressar a sua alegria , sem ser aos gritos .
Devemos também nós baixar o tom da nossa voz para que eles se acalmem para que nos possam ouvir , e dizer-lhes - calmamente - que a gritaria esta a incomodar . 

Inventar brincadeiras :

- Se o ambiente permitir , façam o seguinte jogo com os vossos filhos ; " Vamos gritar o mais alto que conseguirmos " e juntam-se a eles na gritaria . De seguida , baixamos o volume e dizemos : " Agora vamos ver quem consegue falar mais baixinho " . Continuamos com a brincadeira , sugerindo outros movimentos , como tocas as orelhas , ou pular , etc . Assim vamos desviar o foco inicial de atenção da criança , que era a gritaria , levando-a a esquecer os gritos e a entrar numa nova brincadeira .  

Prestar atenção ao sentimentos da criança :

- Por vezes , se os nossos filhos estão a gritar é porque querem a nossa atenção , pensem e reflictam se eles estão realmente desconfortáveis ou a precisar de alguma coisa .
Se vocês acharem que o lugar onde vocês estão - como um supermercado muito grande e muito cheio , por exemplo - é demasiado para a criança , saiam assim que poderem . Da próxima vez tentem fazer as compras em lojas mais pequenas , ou em horários em que os supermercados estejam menos cheios . Aos poucos , façam os vossos filhos irem se acostumando a lugares grandes e com muitas pessoas , se e cada vez que precisarem de ir a locais assim e têm mesmo que levá-los convosco . 


- Se acham que a criança está apenas aborrecida ou mal-humorada , não ignorem . Digam que sabem que ela está aborrecida  que quer ir para casa , mas que tenha só mais um pouco de paciência , que já estão quase a ir para casa . Assim a criança saberá que vocês sabem o que ela está a sentir , e também estão a ajudar a criança a explicar por palavras o que sente . 

- Agora se os vossos filhos gritam porque acham que assim vão conseguir um doce , ou o que quer que seja que queiram no momento , não dêem o braço a torcer . Porque ao ceder ao capricho e fazer-lhes a vontade , só vão estar a ensinar que eles vão conseguir tudo o querem gritando .

- Em vez de fazer a vontade , explicar , com calma , que nós sabemos que eles querem o doce , mas que é preciso fazer outras coisas primeiro , e que podem comer o doce quando chegar a casa , por exemplo .
Não se preocupem em dizer que só poderá comer o doce mais tarde e se se portarem bem no momento - provavelmente nem se lembrarão do que fizeram para merecê-la . 

Manter os nossos filhos ocupados :

- Com um pouco de imaginação podemos tornar os nossos compromissos em algo de divertido para os mais pequenos :

- Fazer um jogo : Conversar - ir relatando tudo o que estiverem a fazer no momento , assim vão prender a atenção da criança , ela fica sossegada entretida com alguma coisa , mas a prestar atenção a tudo o que vocês estão a dizer (podem até fazer vozes engraçadas , eles acham piada) .

- Pedir aos nossos filhos ajuda em algumas tarefas , como as compras no supermercado , por exemplo , pedir-lhes que vão buscar as coisas às prateleiras e as coloquem no carrinho das compras . Ou inventar uma canção com os nomes dos produtos que estão a comprar . Inventem na altura , improvisem vão ver que descobrem talentos ocultos que nem vocês imaginavam que os tinham ! 

- Sempre que quiserem oferecer um brinquedo ou um doce ás crianças , façam-no antes que elas comecem a gritar . Se esperam que elas comecem com a gritaria , eles vão ligar uma coisa à outra e achar que têm que gritar e levantar a voz para conseguirem algo .

- Outra coisa que ajuda bastante , é sempre que vão a algum sitio tratar de algum assunto , levem o brinquedo ou objecto favorito das crianças , para que eles fiquem entretidos e sossegados enquanto esperam que vocês se despachem . 

Ignorar as pessoas à volta :

Para muitas mães é muito difícil e frustrante terem que lidar com a criança aos gritos , enquanto outras pessoas ficam a olhar julgando e lançando olhares de reprovação .
Se estiverem num local público em que não se possa fazer barulho , um sitio silencioso , o melhor é levar a criança para o exterior durante um tempo , até ela se acalmar . Mas , se for o caso de estarem num supermercado grande , ou um centro comercial , não se preocupem sequer com que está volta , o que vão dizer ou pensar !

        
Beijinhos 💋       

2 comentários:

 

Sou Uma Menina Template by Ipietoon Cute Blog Design