quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Que Tipo de Mãe são no Natal ?


Há aquelas mães que gostam , as que adoram , as que mais ou menos , as que enchem os miúdos de presentes , as que enchem os miúdos de stress , as que acham que não serve para nada ... Mas todas passamos por lá , cada uma à sua maneira . 

A Stressada 

- Somos quase todas , e com razão . Mas existem famílias particularmente caóticas . Há o ex-marido que embirra levar a criança dia 24 apesar de não ser "o ano dele" , e que depois afinal decide que já não pode e que alguém tem de ir buscá-los que ele não tem tempo para os trazer ; há os pais que fazem chantagem emocional porque o Natal sempre foi em casa deles e agora vão ficar sozinhos e não percebem que há outra família do outro lado a fazer exactamente a mesma coisa . Os 25 primos que querem todos um presente ; a família que tem 38 pessoas mas não cabem nem 10 lá em casa ; os marmanjóes dos sobrinhos que já têm 18 anos mas não oferecem nada a ninguém ; o marido que acha que as mulheres é que "têm jeito" para "essas coisas" de comprar presentes , enfim . Há quem não tenha vida fácil no Natal . Mas respirem fundo e contem até 10 renas , daqui a nada já é Janeiro e tudo acabou e podemos finalmente descansar . 

A Sobrecarregada  

- É em casa dela que se festeja , é ela que compra os presentes , é ela que decora tudo . Geralmente , pronto , faz porque gosta : ela adora receber pessoas , ela tem uma receita de filhós que herdou de uma antepassada no século XIII , ela sabe sentar as pessoas sem que o primo Paulo se pegue com a tia Amélia , ela consegue que toda a gente se reúna à volta dela . Quando ela morrer , a família desfaz-se . Mas por enquanto é ela a "cola" que junta todos à volta da lareira (vá pronto , do aquecedor a óleo) . 

A Despachada 

- Ai tenham lá paciência , mas até ás 10 da noite tem de estar tudo na cama , porque não há pachorra para festas que se arrastam madrugada fora com miúdos cheios de sono a uivar pelos presentes ou caírem pelos cantos . É o tipo de pessoa que só dá presentes "úteis" e que não vê onde está a graça de esperar pela meia noite ou de passar a uma noite a comer fritos cheios de açúcar e a fazer conversa de chacha com gente que não interessa nada . 

A Purista 

Acha que a sociedade materialista destruiu o espírito da quadra e que mesmo as crianças já só ligam aos presentes (o que é verdade) . Sonha devolver o Natal ás suas raízes de família , paz e amor , mas vive deprimida porque hoje em dia já ninguém liga a nada , e mesmo as crianças parecem admiravelmente imunes à ideia que devemos ser generosos , compassivos e tolerantes . Oferecem á família presentes solidários ("Olá João , em seu nome foi oferecida uma cabra/manta térmica/3 galinhas/máquina de costura a uma família do Zimbábue") , embora eles preferissem o iPhone8 ou a Barbie Agente Secreta . 

A Sensata 

Faz o que pode para aproveitar o melhor de dois mundos , já que o Natal existe , então que se tire o melhor partido da coisa . Sempre se aproveita para comer umas filhós com desculpa e para ter as crianças mais bem-dispostas (se não contarmos na categoria "bem-disposto" a birra no hipermercado porque queria o Barco Pirata ou o Castelo da Elsa) . Sim , há os sogros que são uns chatos , o dinheiro que é pouco , as músicas de natal que ninguém aguenta , e aquela sensação de que temos que ser bonzinhos por obrigação , mas que diabo , não custa nada olhar para as luzes , enfeitar a árvore e ter esperança num mundo melhor . 

A Relaxada 

- Há quem diga que não existe , como o próprio Pai Natal , que é um mito , como o unicórnio , mas há quem jure que conheceu uma assim . Há muito tempo . Em 1987 . Enfim ; que elas existem , existem , mas geralmente uma mãe relaxada significa apenas uma coisa : que ela tem quem faça o trabalho por ela . A mãe relaxada já decidiu que só dá presentes ás crianças (a única que à na família é a dela) , que vai jantar no dia 24 a casa da mãe e no dia 25 a casa da sogra (e leva uns petit.fours da pastelaria , que depois ninguém come) , a criança grita o tempo todo mas ela faz orelhas moucas , as crianças são assim mesmo , e no fim da festa nem se lembra de ajudar a arrumar a mesa , há lá muita gente para fazer isso e ela já trabalhou muito na vida . Mas lá que é relaxada , é relaxada . 

A Festiva 

- Ela adooooooora o Natal , stress incluído . Enquanto as outras mães andam com olheiras até aos joelhos a pensar no que raio hão-de fazer ao miúdo nas férias , esta vai ver iluminações , lê histórias de natal ás crianças , leva-os ao circo , compra 23 livros de receitas (e até testa algumas) , espeta Pais Natais e azevinho de plástico em todos os cantos da casa , explica porque é que Jesus nasceu nas palinhas e quem eram os Reis Magos , escolhe também presentes para os filhos mas também para os pais , tios , amigos , primos , amigos dos primos , primos dos amigos , a porteira , o médico e o filho da vizinha que está desempregado . E não o faz pelos outros . Faz por ela própria . Em todas as mães festivas vive uma de duas crianças ; as que tiveram Natais dourados e querem recuperar a magia da infância e as que nunca tiveram e querem vivê-lo em adultas . O que é perfeitamente legítimo . 

A do Contra 

- Acha que o Natal é uma invenção capitalista que incentiva ao consumo desregrado e que essa coisa da festa da família é uma hipocrisia porque todas as famílias são disfuncionais e porque é que ela há-de ter que passar uma preciosa noite a fingir que ama o tio Alberto ? As crianças anseiam por um bocadinho de espírito de natal , mas terão de enfeitar elas próprias a árvore , e presentes só se o pai estiver para ai virado ou a avó mostrar misericórdia . A mãe Anti-Natal acaba por quebrar e à última hora corre o Centro Comercial e bate-se à cacetada com outros pais no Toys'R'Us para comprar qualquer coisa para os miúdos , só para eles não ficarem traumatizados e virem daqui a 20 dizer que a culpa é dela . Mas continua contra . 

Beijinhos 💋 
Feliz Ano Novo ! 🎉    

         

0 comentários:

Postar um comentário

 

Sou Uma Menina Template by Ipietoon Cute Blog Design