sábado, 17 de dezembro de 2016

Marcos do Desenvolvimento - Aprender a Cuidar-se Sozinha


Aos poucos os nossos filhos vão aprender a fazer cada vez mais coisas sozinhos - desde tirar a roupa até levantar o prato da mesa . Vê-los tornarem-se independentes pode até dar um aperto no coração a algumas mães , mas aprender a cuidar-se é uma parte importante do desenvolvimento pessoal e social dos nossos filhos .

 Quando acontece :

- A criança provavelmente vai começar a fazer coisas sozinha depois de completar 1 ano . E , por volta de 1 ano e meio dispara - os avanços acontecem rápida e furiosamente . Embora as crianças precisem de muita ajuda e atenção durante anos , a maioria já saberá fazer o básico - vestir-se , lavar os dentes , lavar as mãos , comer e ir à casa de banho sozinhos - por volta dos 4 anos .

  Como acontece :

Os sinais surgem relativamente cedo , embora a criança não vá fazer progressos significativos até ficar mais crescida . Lá pelos 8 meses , o bebé vai começar a entender a entender como os objectos se relacionam entre si , e pode começar a usá-los para os fins para os quais são feitos - balbuciando no telefone de brincar , por exemplo . 

- Mais tarde , já podem começar a aprender a bater no copo , e em poucos meses conseguirá segurar o copo sozinho (segurar apenas com uma mão só acontece por volta dos 2 anos) . Aos 11 meses, ele vai começar a esticar o braço e a perna para nos ajudar a vesti-los .

- As crianças começam a desenvolver o seu senso de individualidade , a noção do "eu" , nos primeiros meses após completar 1 ano . Com 1 ano e 3 meses , vai reconhecer-se no espelho - e já não vai mais querer tocar o "outro" bebé que está a ver no espelho . 

- Logo depois disto , a criança vai provavelmente passar por uma fase de silêncio . É  a sua maneira de afirmar o seu novo sentimento de individualidade . Com a noção do "eu" crescendo , também vão aumentar as tarefas que fará sozinha . Nos três anos seguintes a criança vai :

Usar garfo e colher - Algumas crianças começam a querer usar os talheres cedo , logo depois do primeiro ano e meio . Aos 4 anos de idade , conseguirá provavelmente segurar os talheres como um adulto , e estará então pronta para aprender boas maneiras à mesa . 

 Despir a roupa - Isto leva a muitas "caças" a crianças a correr pela casa nuas 😁 , mas é um feito importante para elas . Elas começam a fazer isto a partir de 1 ano , ou até 1 ano e 8 meses . 

Lavar os dentes - A criança pode querer começar a fazer isto sozinha com mais ou menos 1 ano e 4 meses , mas só conseguirá lavar os dentes sozinha entre os 3 ou 4 anos . E vai precisar de supervisão até aos 7 anos . 

Lavar e Limpar as mãos - Esta habilidade desenvolve-se entre 1 ano e meio e os 2 anos e meio , e é algo que aprendem antes ou ao mesmo tempo do uso do bacio .

Vestir-se sozinha - A criança pode aprender a vestir roupas fáceis de vestir antes dos 2 anos de idade , mas irá precisar de mais alguns meses até conseguir lidar com uma blusa . Um ano ou dois anos depois disso , ela conseguirá vestir-se sozinha de verdade . Depois dos 2 anos , já consegue tirar os sapatos sozinha . 

Usar o bacio - A maioria das crianças só está fisicamente pronta para o desfralde quando tem no mínimo dos mínimos 1 ano e meio . Algumas não estarão prontas mesmo aos 2 anos e meio . 

  
- São bons sinais de que a criança está pronta para usar o bacio : ser capaz de levantar e baixar as calças sozinha , saber identificar a sensação de vontade de ir ao bacio e ter comunicação verbal . 

Comer sozinhos - Crianças pequenas , de 3 anos podem ser capazes de se servir com uma tigela de cereais quando estão com fome , ou de tirar uma bolacha da lata das bolachas . A maioria consegue fazer isto aos 4 anos e meio . Se os vossos filhos já tentam fazer isto , ajude-os deixando os cereais e o leite em recipientes pequenos e que a criança consiga manusear com facilidade . 

 O que vem pela frente : 

 - Conforme os meses vão passando , as crianças vão ficar cada vez melhor a cuidar de si próprios . Antes que nos apercebamos , eles estarão a atar os atacadores dos sapatos e tomando banho sozinhos

O nosso papel nisto tudo : 

     - Como sempre , os pais devem estar lá para incentivar . Todas as vezes que a criança tentar fazer algo de novo , com sucesso ou não , digam sempre que estão orgulhosos pelo esforço que a criança fez e estimulem a tentar de novo . 

- Por outro lado , contenham o impulso de correr para ajudar , é essencial que a criança tenha tempo suficiente para lidar com o que estiver a fazer sozinha , no seu próprio ritmo . Também não vale pressioná-los antes das crianças estarem prontas para determinada tarefa . 

- Sejam flexíveis , não se preocupem tanto se a casa de banho fica desarrumada por dias , enquanto a criança tenta lavar as mãos sozinha , ela vai ficar uma semana pela casa usando as combinações mais estranhas ou a blusa do avesso . Quanto mais a criança treinar , mais rápido vai aprender . 

- Fiquem atentas quando a criança começar a tentar fazer as tarefas sozinha , imponham limites , mas expliquem sempre o porquê : por que não é seguro mexer no fogão ou em facas , por exemplo . A criança não vai gostar muito , mas vai acabar por entender (ou não , mas vai ter que obedecer de qualquer maneira) . 

Quando nos devemos preocupar : 

- Cada criança desenvolve as habilidades de uma maneira diferente , algumas mais rápido que outras , Se aos 2 anos a criança não demonstrar nenhum interesse em fazer pelo menos algumas coisas sozinha , conversem com o pediatra . Tenham em mente que os bebés prematuros podem atingir os marcos do desenvolvimento mais tarde . 

      
Beijinhos 💋 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Sou Uma Menina Template by Ipietoon Cute Blog Design