sábado, 31 de dezembro de 2016

Como Evitar a Agressividade nas Crianças


É normal todas as crianças passarem por fases mais agressivas , onde tentam resolver tudo com pancadas , mordedelas e pontapés , utilizam a agressividade como forma de exprimir a revolta que estão a sentir . Para termos crianças mais felizes , temos que evitar essa agressividade e ajudá-las a lidar com a sua própria raiva . 

1 - Estabelecer regras bem claras : 

- Comunicar de forma bem clara à criança quais as regras relativamente ao seu comportamento , ou seja , se é proibido bater e morder temos que informá-los disso , explicando quais são as consequências desses actos - ficar de castigo na esquina ou não poder ver desenhos animados durante um dia , por exemplo . 
Sempre que a criança quebrar as regras , deve logo ser chamada à atenção e castigada , para que não se sintam tentados a desafiar constantemente os limites . 

2 - Ensinar as crianças o auto-controle : 

- As crianças não têm a capacidade de se auto-controlarem , sendo por natureza , seres impulsivos . Por isso mesmo , no que toca a agressividade , precisam de ser ensinados a não bater , dar pontapés ou morder sempre que lhes apetecer . 
Para isso , precisam da nossa orientação para as ajudar a exprimir o descontentamento através da comunicação verbal e de pensarem antes de partirem para comportamentos agressivos . 

3 - Não castigar com violência física : 

- Violência física gera violência física , ou seja , se virmos os nossos filhos a morder ou a bater no irmão mais novo , a vontade inicial é dar-lhe logo uma boa palmada , mas a verdade é que devemos evitar este impulso a todo o custo . Utilizar a violência física como forma de disciplina é negativo de duas maneiras : pode aumentar a agressividade da criança e levá-la a acreditar que essa é a forma correcta de lidar com as pessoas quando não se gosta do seu comportamento . 

4 - Nunca encorajar as crianças a serem "durões" : 

      - A tendência que alguns pais têm é para motivar uma certa agressividade nos filhos - principalmente nos rapazes - de forma que eles se possam defender em qualquer situação . Porém , encorajar uma criança a ser "durão" ou utilizar esta palavra como elogio , pode levar a criança a sentir que precisa de ser agressiva para ter a aprovação dos pais . 

5 - Temos que ser pacientes : 

Não é nada fácil lidar , de forma calma e tranquila , com uma criança agressiva , no entanto , devemos dar o exemplo e manter o temperamento controlado . Por norma , as crianças imitam o comportamento dos pais , por isso , se formos agressivos com a criança , o mais certo é ela seguir as nossas pegadas . 

6 - Carinho e mimos : 

- A agressividade de uma criança também se quebra com mimos e um pouco de carinho - afinal o amor não é mais forte que tudo ? Num momento de raiva e agressividade , mostrar à criança que entendemos aquilo que ela está a sentir e estar fisicamente presente para lhe dar a mão , passar a mão nos cabelos e dar-lhe um abraço apertado . O poder do carinho não tem valor e é extremamente potente no que toca a desvanecer e evitar futuras atitudes agressivas . 

7 - Ensinas as crianças a lidar com a raiva de forma positiva : 

     - Motivar a criança a utilizar palavras para exprimir os seus sentimentos , em vez de recorrer à violência , ou seja , dizer-lhe que estão disponíveis para ouvir porque motivos está zangada e para a ajudar a encontrar solução para a situação . 
Outras formas de lidar com a agressividade incluem , dançar , ir brincar ou correr lá para fora para libertar as energias acumuladas ; mas também fazer alguma coisa que a criança goste particularmente , como ler um livro , desenhar ou brincar com o seu animal de estimação - para dissipar a raiva . 

8 - Elogiar o bom comportamento : 

- Da mesma maneira que as crianças têm de ser chamadas à atenção quando se portam mal e são agressivas , também precisam de ser elogiadas pelo seu bom comportamento . Façam questão de elogiar a criança quando ela lidar com a sua raiva de forma positiva , ou seja , sem ser agressiva . 

Um Feliz Ano Novo para todos são os votos da  Sou Uma Menina    🎆🎇🎉
Beijinhos !!    

0 comentários:

Postar um comentário

 

Sou Uma Menina Template by Ipietoon Cute Blog Design